Fiz o mais dificil q era escrever o texto sobre Educação Brasileira e a Inclusão Digital, porém, o jegue aki, eskeceu de postar e mandar p/ correio....(p/ quem ñ sab, é um concurso de redação q o CIEE tava organizando)....p/ eu parar de ficar me remoendo em magoas, abaixo segue o tetxo q iria para a disputa do concurso, por sorte (ou azar), ele não foi. Por isso, se tiver saco e paciência de ficar lendo, meus sinceros agradecimentos
Entretenimento e violência. Inclusão e exclusão. Realidade e sonho. Substantivos mútuos e antagônicos que resumem bem a situação real da educação brasileira.
De um modo geral, a educação brasileira caiu de produção nos quesitos: Entretenimento e Inclusão. São poucas as escolas que oferecem e levam seus alunos ao cinema/teatro/internet e feiras tecnológicas. Sendo assim, o rendimento da escola, aluno e sociedade ficam muito prejudicados.
Algumas instituições afirmam falta de verba, outras de tempo e outras até de transporte, o que em muitos casos é verdadeiro, mas em outros existe uma pura negligência. Está confirmado que algumas escolas tanto da periferia de São Paulo como do extremo sul do Pará recebem sim, verba do governo porém o mesmo dinheiro que chega, some rápido e sem “nenhuma” explicação. É correto afirmar também, que em milhares de escolas do Brasil, o governo federal assumiu o compromisso há mais de 15 anos de estar financiando computadores para a rede pública de ensino. O financiamento aconteceu, mas novamente o desenvolvimento e o progresso se dissiparam. Restou-se apenas a boa vontade de alguns corajosos e esperançosos educadores, para tentar resolver essa situação de exclusão digital, contudo a grande massa de profissionais que restaram e não têm a noção básica de informática ficaram a mercê da exclusão e “preconceito” digital.
Pagamos o preço de estar vivendo em um país subdesenvolvido e quem mais sofre com isso são as nossas crianças e a nossa educação. Urgentemente, mais parcerias particulares entre Escolas e Empresas deveria ser assinado para mais projetos tecnológicos serem criados, uma solução à curto prazo será impossível, mas a mudança é inevitável e irreversível.
Um comentário:
Mta coisa ainda tem q ser feita para arrumar a educação brasileira....
e pior...
p/ inserir a Tecnologia nesse contexto.
Só a base de mta esperança, iremos ver nossa crianças tendo orgulho de ir p/ a escola pública.
Postar um comentário